Região de Swiss Park e Parque Jambeiro

 

Swiss Park

Casarão Swiss Park – Fazenda Sete Quedas

A Fazenda Sete Quedas remonta às terras da Sesmaria Sete Quedas uma imensa área concedida pela Côrte Portuguesa e que pertencia ao casal José Antonio de Figueiró e Isabel Correia da Cunha até 1802. …
A mão de obra escrava era abundante até 1850, após isso, o alto preço dos escravos e as pressões abolicionistas incentivaram alguns fazendeiros a substituir o trabalho escravo pelo trabalho do imigrante. A Fazenda Sete Quedas ficou conhecida por alojar a primeira colônia de suíços em 1852
Leia mais: Wikipedia

Henrique Manzo - Fazenda Sete_Quedas -Acervo do Museu Paulista da USP Título: FAZENDA SETE QUEDAS | Autor: MANZO, HENRIQUE
Data: 1944 | Técnica: ÓLEO SOBRE TELA
Dimensões (a_cm, a_sm X l_cm, l_sm): 74-65,5-109-101
Coleção:FUNDO MUSEU PAULISTA – FMP
Foto: José Rosael-Hélio Nobre-Museu Paulista da USP
Acervo: Museu Paulista da USPDireitos Autorais
Por Henrique Manzo – José Rosael/Hélio Nobre/Museu Paulista da USP,
CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=61863317

Engenhos e fazendas de café em Campinas (séc. XVIII – séc. XX)
O artigo estuda a produção arquitetônica rural do município de Campinas legada por dois ciclos econômicos: o da cana-de-açúcar e o do café, a partir do final do século XVIII e no século XIX. Analisa a documentação historiográfica, inventários (arquivos do Centro de Memória da Unicamp) e testemunhos materiais arrolados nos levantamentos de campo.
Leia mais: scielo.br

voltar para o mapa

 

Park Jambeiro

Casarão Jambeiro

A Fazenda Jambeiro, em Campinas, surgiu a partir da divisão de terras da sesmaria do alferes José Rodrigues Ferraz do Amaral, que veio de Itu para Campinas atuar como coletor de impostos da Corte Portuguesa e no ano de 1802 comprou as terras de José Antonio de Figueiró e Isabel Correia da Cunha, por 260 mil réis. Na literatura histórica, a área foi descrita como “Um sítio e terras a eles (Figueiró e Isabel) pertencentes, na paragem chamada Sete Quedas”.
Leia mais: Wikipedia

FAZENDA JAMBEIRO: O Despertar de um Patrimônio Abandonado
O tema patrimônio suscita, entre outras questões, aquelas que dizem respeito às chamadas relações de identidade, ou seja, a identificação e a atribuição de valores entre um objeto e a comunidade que o cerca. Porém, qual a identidade existente entre uma fazenda de café do século XIX e uma população de migrantes que se instalou nas terras, já abandonadas, desta mesma fazenda no final do século XX? O projeto consiste na elaboração de propostas de uso para a área remanescente da Fazenda Jambeiro, localizada na cidade de Campinas, no Parque Jambeiro. É forçoso frisar que o conjunto arquitetônico e ambiental referente à antiga Fazenda Jambeiro foi tombado pelo CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas) em 1989 a pedido dos próprios moradores do bairro em formação.
Leia mais (PDF): revistas.pucsp.br

voltar para o mapa

Mais uma fazenda no Parque Jambeiro

A entrada na Rua Thereza Merino Vicentini

voltar para o mapa

e a entrada na Rua José Beltrami

voltar para o mapa

Comments are closed.