Botafogo – Jardim Guanabara – Vila Itapura

Fotos dos bairros de Botafogo, Jardim Guanabara e Vila Itapura. Incluindo o Instituto Agronômico de Campinas, a antiga Fábrica de Chapéus Cury, a Estação / CIS Guanabara e mais.

 

Botafogo

Avenida Barão de Itapura

Quem foi o Barão de Itapura?
Joaquim Policarpo Aranha, primeiro e único Barão de Itapura (Ponta Grossa, 1809 — Campinas, 6 de janeiro de 1902) foi um político e proprietário rural brasileiro. Era também conhecido como “Nenê Aranha”. Ele foi um dos expoentes da política e da agricultura da cidade de Campinas durante o ciclo do café, no século XIX…
Leia mais: Wikipedia

voltar para o mapa

Rua Salustiano Penteado

O antigo Hospital Coração de Jesus na Rua Salustiano Penteado
Coração de Jesus reflete abandono no Botafogo. A revitalização do bairro Botafogo, prometida há anos pela Administração Municipal de Campinas, e aguardada há tempos pelos moradores da região.
Leia mais: Correio Popular

Tombamento do antigo Hospital Coração de Jesus
Matéria da sempre competente jornalista Maria Teresa Costa e publicada em 26 de agosto de 2008 pelo jornal Correio Popular.
Leia mais: pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com

voltar para o mapa

Instituto Agronômico de Campinas, Av. Barão de Itapura, 1481

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem sua sede no município de Campinas. Fundado em 1887 pelo imperador D. Pedro II, recebeu a denominação de Imperial Estação Agronômica de Campinas e, em 1892, passou para o Governo do Estado de São Paulo
Leia mais: Wikipedia

Conheça o Instituto Agronômico de Campinas (IAC): iac.sp.gov.br

https://www.iac.sp.gov.br  – e na  Wikipédia

voltar para o mapa

Rua Barão de Parnaiba

Quem foi o conde de Parnaíba?
Antônio de Queirós Teles, segundo barão e visconde com grandeza e primeiro e único conde de Parnaíba, (Jundiaí, 16 de agosto de 1831 — Campinas, 6 de maio de 1888) foi um proprietário rural e político brasileiro.
Leia mais: Wikipedia

voltar para o mapa

Avenida Francisco Glicério – com antiga Fábrica de Chapéus Cury

A Avenida Francisco Glicério (antiga Rua do Rosário) é uma das grandes avenidas de Campinas, com 2,35 km de extensão. Localiza-se no Centro da cidade, sendo considerada a principal avenida da cidade. Leia mais: wikipedia

Dos tempos dos bondes às bicicletas. Leia mais: EMDEC

Entenda a rivalidade entre Francisco Glicério e Moraes Sales. Nomes de importantes avenidas de Campinas, figuras históricas divergiam politicamente; veja motivo. Leia mais: acidadeon.com

 

Símbolo de Campinas, Chapéus Cury foi quase totalmente demolido
Foram preservadas somente a chaminé e a parede da fachada, que são tombadas como patrimônios histórico
Leia mais: Correio Popular

Antiga fábrica que produzia chapéu de Indiana Jones em Campinas tem área demolida e bisneta de um dos fundadores lamenta: ‘dor grande’
Construtora teve liberação para derrubar construções em 7,5 mil m², mas com preservação de áreas tombadas. Cineasta destaca história e diz que espaço poderia ter virado espaço cultural.
leia mais: Globo

Histórias que não saem da cabeça
Identificação. Imigração da família de seu pai do Líbano para o Brasil. Mudança, aos 9 anos, para Campinas, em decorrência da sociedade do pai em uma fábrica de chapéus. História da Fábrica de Chapéus Cury. Infância em meio aos primos e irmãos. Ginásio e início do trabalho na fábrica da família. Descrição de como aprendeu a ser chapeleiro. Necessidade de conhecer todo o processo de produção. Comercialização através de viajantes vendedores. Exportação e dificuldades do segmento. Transformações nos hábitos de consumo e no uso de chapéus. Família e futuro no negócio.
Leia mais: Museu da Pessoa

voltar para o mapa

Jardim Guanabara

Rua Mário Siqueira – Estação / CIS Guanabara

Sediado na antiga Estação Guanabara, o Centro Cultural Unicamp, CIS-Guanabara, nasceu trazendo consigo o legado de uma importante parte da história de Campinas.
O complexo da Estação Guanabara, então pertencente à extinta Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, surge já no final do século XIX, período no qual a cidade passava por transformações bastante significativas, gerando a necessidade de mão-de-obra especializada devido aos novos fazeres que as ferrovias demandavam a medida em que eram construídas. Esse crescimento acelerado promovido pela economia cafeeira, dinamizou o processo de estruturação das companhias férreas e o consequente desenvolvimento econômico, político e sociocultural de Campinas. 
Leia mais: UniCamp

voltar para o mapa

 

 

Vila Itapura

Rua Carolina Florence

Carolina Krug Florence: a alemã que dedicou a vida à educação feminina no séc XIX
Segunda esposa de Hercule Florence, Carolina fundou em 1863, o Colégio Florence, voltado para a educação feminina e influenciado pelo método Pestalozzi
Leia mais: ihf19.org.br

voltar para o mapa

Rua Cel. Manuel de Morais

O Cel. Manoel de Moraes Bueno, campineiro, nasceu em 17 de março de 1857, filho de Domingos (Mimi) Francisco de Moraes (1830-1913) e de Antônia Joaquina da Silva Teixeira Bueno de Moraes, descendentes de Barreto Leme, fundador de Campinas.
Leia mais: campinasnostalgica

voltar para o mapa

Rua Cônego Nery

voltar para o mapa

Rua Dr. Buarque de Macedo

voltar para o mapa

Rua Dr. Melchert

Germano F.E. Melchert, médico e político: Trajetória pública de um imigrante alemão no Brasil da Primeira República
Leia mais: scielo.br (PDF)

voltar para o mapa

Comments are closed.