Campinas e a fotografia

Hercule Florence – inventor e pioneiro da fotografia

Sala Hercule Florence no Museu de Imagem e Som em Campinas

Sala Hercule Florence no Museu de Imagem e Som em Campinas

Antoine Hercule Romuald Florence foi um pintor monegasco-brasileiro e um inventor e pioneiro da fotografia.

Em 1º de maio de 1824, desembarcou de um navio de guerra francês no Rio de Janeiro, pois havia encontrado trabalho em uma camisaria. Em seguida, trabalhou em uma gráfica. Lá adquiriu conhecimentos de cartografia. Em 1825, participou de uma expedição ao interior do país organizada pelo naturalista Georg Heinrich von Langsdorff.

Em junho de 1826, a expedição chegou ao Sertão e viajou até 1829, principalmente por rios, nas províncias de São Paulo, Mato Grosso e Pará. Florence produziu mapas, desenhos e aquarelas.

Em 4 de janeiro de 1830, ele se casou com Maria Machado e se mudou com ela para a Vila de São Carlos (mais tarde Campinas). Florence era um inventor e empresário. Para que seus mais de 200 desenhos da expedição pudessem ser impressos, ele tentou substituir os processos trabalhosos de xilogravura e gravação em chapa de cobre por técnicas mais simples e inventou um sistema de mimeografia, que chamou de poligrafia. Seus avanços técnicos logo lhe permitiram lidar com a impressão multicolorida e até mesmo imprimir cédulas à prova de falsificação.

a palavra fotografia

A palavra photographie aparece

Por volta de 1832, com o apoio do farmacêutico local e mais tarde botânico Joaquim Correia de Melo (1816-1877), ele iniciou experimentos para fixar projeções de uma câmera escura, que ele chamou de photographia. Então, o termo fotografia vem de Campinas!

Em 1833, eles revestiram papel com nitrato de prata, um processo que Thomas Wedgwood havia publicado em 1802. Ao contrário de Wedgwood, eles conseguiram fixar a fotografia.

Leia mais sobre ele no site do Instituto Hercules Florence

 

Inauguração da Sala Hercule Florence no MIS-Campinas no dia 18 de maio 2024

Leia mais no site do Instituto Hercule Florence

 

O Festival Hercule Florence

A cultura fotográfica da cidade nasceram grupos de fotografia, fotógrafos, pesquisas e exposições que fazem parte, nas últimas décadas, da vida cultural de Campinas.

Leia mais no site do Festival Hercule Florence

 

Comments are closed.