O antigo local da ferrovia Mogiana em Campinas, incluindo a antiga rotunda.
Estação Cultura / antiga estação ferroviária
Museu virtual da Estação Cultura de Campinas
A Estação Cultura de Campinas – Prefeito Antônio da Costa Santos – é um edifício emblemático de 1884, de estilo gótico vitoriano, padrão inglês do século XIX e que abrigou a primeira e principal estação de trens de Campinas. Em 1982 foi tombado pelo Condephaat como patrimônio histórico e cultural da cidade.
Leia mais: museuvirtualcampinas
Inaugurada em 11 de agosto de 1872, seu propósito veio com a necessidade de transportes em um período de grande crescimento da produção cafeeira e traçava o percurso Campinas-Jundiaí. A Estação é marca das profundas transformações que Campinas estava passando no século XIX, geradas pelo grande processo de industrialização e urbanização.
Leia mais: Wikipedia
Principais atrações: Hoje denominada como Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”, é palco de espetáculos de música, dança, teatro, feiras literárias, gastronômicas, entre outros eventos. A variada programação integra o calendário cultural da cidade ao longo de todo o ano, com maior intensidade nos finais de semana.”
Leia mais: Conheça Campinas
Túnel para pedestres na estação cultura/ferroviária
Túnel em Campinas fica perto de antigo cemitério; veja história e mistérios
Ligação subterrânea tem mais de 100 anos e é tombada como patrimônio histórico de Campinas. Planejado para servir de caminho para os trabalhadores que moravam na Vila Industrial, em Campinas, há mais de 100 anos, o túnel de pedestres sob o complexo ferroviário que integra a Estação Cultura também é conhecido por estar cercado de mistérios e lugares que sediaram eventos importantes.
Leia mais: acidadeon.com
Sala dos Toninhos, Estação Cultura
A Sala dos Toninhos é um espaço intercultural com agenda permanente. O nome é homenagem ao escravizado que ouviu o boi falar e ao ex-prefeito “Toninho”, que transformou a antiga estação de trem em espaço cultural.
Fonte: museuvirtualcampinas.com.br
Rotunda Mogiana
A rotunda da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro em Campinas já foi demolida há muitos anos. Supõe-se que tenha isso tenha ocorrido durante a entrega das primeiras linhas eletrificadas da Paulista, em 1922. Havia também outra rotunda no pátio da Mogiana, ao lado do da Paulista, que ainda estava em pé em 2023.
Fonte: estacoesferroviarias.com.br
Mais instalações ferroviárias