História de Barão Geraldo
Biografia do Barão Geraldo de Rezende e a família, o distrito e mais.
O Barão Geraldo de Rezende mandou fazer uma avenida ligando a sede da fazenda Santa Genebra até o bairro Guanabara, em Campinas. Para evitar que o Barão, a Baronesa e os visitantes tomassem sol na travessia, nas laterais desta avenida foram plantados bambus, com lírios no meio. Todas a autoridades nacionais e internacionais, quando visitavam a sede da Fazenda Santa Genebra, passavam por esta avenida de bambus, que ainda existe na Fazenda Santa Eliza – Centro Experimental de Campinas, pertencente ao Instituto Agronômico.
Leia mais: gazetadametropole.com.br – Leia também: Wikipedia
Antiga Estação Ferroviária de Barão Geraldo
Rua Alzira de Águiar Aranha
A estação foi aberta como uma “chave” em 1899, com o nome de Santa Genebra. Deu origem ao atual bairro e distrito de Barão Geraldo.
A estação recebeu o nome do barão quando da morte do seu proprietário, também presidente da Funilense, em 01/10/1907.
Neste ano, outra localidade e estação que até então se chamava Barão Geraldo de Rezende teve o nome alterado para Cosmópolis.
Leia mais: estacoesferroviarias.com.br
Praça do Coco
A praça Irmã Carmela Stecchi é mais conhecida em Barão Geraldo como Praça do Coco. Em 1999 uma Kombi que vendia água de coco e caldo de cana se instalou na praça, onde o objetivo não era somente vender, mas também aproveitar do agradável e familiar ambiente da praça, conciliando com um espaço de lazer e cultura.
Leia mais:morandoembarao.com
Fazenda Estância Eudóxia
Rua Giuseppe Máximo Scolfaro
Antiga fábrica
Estrada do Guará, Barão Geraldo, Campinas