Região de Carlos Gomes

 

Bairro Carlos Gomes

O bairro rural Carlos Gomes já foi uma das ricas regiões produtoras de café no Brasil. A área, que compreende mais quatro bairros (Gargantilha, Recanto dos Dourados, Monte Belo 1 e Monte Belo 2) tem cerca de 5 mil habitantes. Hoje, parte dos moradores se desloca até Campinas para trabalhar. Outros permanecem no bairro, produzindo hortifrutigranjeiros e à frente de pequenos comércios. Com atividade predominantemente rural, como gado de corte, tendo também horta e hortaliças. Existem inúmeras chácaras de finais de semana, onde alguns pais e alunos trabalham. Com um patrimônio arquitetônico de grande importância histórica, a região guarda as marcas da época em que a agricultura cafeeira foi a principal atividade econômica no Estado de São Paulo. Prova disso são as quatro estações ferroviárias (Carlos Gomes, Desembargador Furtado, Pedro Américo e Tanquinho), além dos vários casarões das antigas fazendas, a Capela Santa Rita do Mato dentro e o cemitério onde foram enterrados os soldados da Revolução de 32.
Leia mais: uacury.blogspot.com

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Estação Salinas

A fazenda “Estação Salinas” se originou da Fazenda Ponte Alta, fundada em 1798 como dote de Sesmaria originada da Capitania Hereditária, para Floriano Camargo Penteado. Esta fazenda, durante mais de 50 anos, se concentrou na produção de açúcar com plantio de cana, antes da chegada do café.
Leia mais: conheca.campinas.sp.gov.br

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Estação Carlos Gomes

A nova estação Carlos Gomes foi aberta em 18 de novembro de 1929 pela então Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, substituindo a antiga inaugurada em 01/01/1888 na linha original com o nome Matto Dentro (renomeada como Carlos Gomes em 1896), quando a retificação do trecho foi concluída, estando a nova a cerca de 3km da estação antiga que ainda existe.
Leia mais: abpf.com.br

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Avenida Antônio Ignácio Pupo

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Desembargador Furtado

A estação original de Desembargador Furtado foi aberta em 1901, recebendo o nome de um proprietário da fazenda responsável pela construção da estação, em acordo com a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em função da necessidade de escoamento da produção cafeeira. Há nas proximidades da estação as construções de uma antiga colônia de ferroviários que mantinham o trecho.
Leia mais: Wikipedia

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Antiga escola de sericultura

Estrada dos Andorinhas

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