Rodovia Lix da Cunha
Fazenda Pedra Branca
As fotos foram sacadas do belíssimo livro de Celso Maria de Mello Pupo de 1983.
Leia mais: pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com
Fazenda antes da Vila Palmeiras
Região de Viracopos
Jardim Interland Paulista
Comunidade de Friburgo
Na metade do século XIX, os fazendeiros paulistas já se preocupavam com a possibilidade da abolição da escravatura no Brasil. Visando solucionar antecipadamente a possível falta de mão-de-obra em suas fazendas, optaram pela contratação de mão-de-obra imigrante, atitude esta apoiada por vários setores do Governo Imperial.
Leia mais: Wikipedia
Todas as vezes em que se fala da imigração alemã no Brasil, as primeiras imagens que surgem na cabeça são quase sempre de cidades tradicionais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mas Campinas também guarda um pedacinho da Alemanha fora da Alemanha: o bairro Friburgo.
Leia mais: Correio Popular
Bairro de Friburgo
Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc) reconheceu ontem (20/08/2009) que o bairro Friburgo, implantado por alemães em 1879, é parte importante da história de Campinas e tombou como patrimônio histórico a escola, o prédio da Igreja Luterana e o Cemitério dos Alemães.
Para os moradores do bairro, o tombamento é importante pelo reconhecimento da história, mas não irá salvá-los da desapropriação para a ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos.
Leia mais: historiadeindaiatuba.blogspot.com